Recentemente, Reggie Fils-Aimé, ex-presidente da Nintendo, comentou sobre a relação entre Xbox, Nintendo e PlayStation em uma entrevista. Ele destacou que a competição direta entre essas plataformas pode estar chegando ao fim. Para ele, a Microsoft tem se transformado e agora se vê como um grande editor de jogos, além de produzir hardware.
Fils-Aimé enfatizou que a Xbox não é mais só sobre o sucesso das consoles. Com a expansão do negócio, a Microsoft agora trata tudo como “Xbox”, o que muda a dinâmica do mercado. Ele acredita que, ao focar na publicação de jogos, a Microsoft se distancia da concorrência direta com a PlayStation.
Durante a conversa, ele sugeriu que seria benéfico para a Microsoft levar seus jogos para o Nintendo Switch 2. No entanto, ele também ressaltou que a empresa precisa do apoio da Sony para os lançamentos de jogos próprios no PS5. Apesar dessa nova fase, Reggie acredita que a “guerra” entre consoles, ou como quer que isso seja chamado no futuro, não vai desaparecer completamente. Para ele, ainda existe uma “batalha pela atenção” dos jogadores.
Ele explicou que os gamers têm orçamentos limitados e, por isso, cada centavo e cada minuto jogado são importantes. Isso significa que sempre haverá uma competição por atenção no mundo dos jogos, mesmo que não seja tão explícita quanto antes.
Do nosso ponto de vista, isso faz sentido. A Xbox está se diversificando, mas ainda está prestes a lançar novos consoles e outros dispositivos, como o ROG Xbox Ally. A Microsoft ainda quer vender o máximo possível desses produtos, mesmo que isso não seja mais o foco principal.
Reggie sempre traz uma perspectiva clara e admirável sobre a indústria dos games. Quando ele fala, é sempre bom prestar atenção.

