O Reddit é um dos fóruns mais badalados da internet e muitas pessoas o utilizam para descobrir novos jogos que estão fazendo sucesso. Recentemente, um título que ganhou destaque por lá foi War Robots: Frontiers, elogiado em diversos comentários de usuários. Mas a história por trás dessa popularidade não é tão simples quanto parece.
Uma empresa de marketing chamada Trap Plan revelou que muitos desses elogios eram, na verdade, parte de uma estratégia de marketing. Em um post em seu blog, o CEO Pavel Beresnek (que já foi apagado) contou como a empresa usou várias contas para fazer publicações positivas sobre o jogo em diferentes comunidades do Reddit. O objetivo era criar uma “onda de visibilidade orgânica” para preparar o terreno para uma ativação na Twitch.
A estratégia da Trap Plan envolveu a divulgação de pequenos gifs do jogo e postagens sobre suas mecânicas e visuais. De acordo com Beresnek, isso gerou um fluxo constante de conteúdo que parecia autêntico, algo que se encaixa no estilo do Reddit. Ele declarou que a maioria dos jogadores nem desconfiava de que estavam participando de uma campanha publicitária.
Assim que essas informações vieram à tona, tanto a Trap Plan quanto o jogo enfrentaram uma onda de críticas. Embora a empresa tenha apagado suas explicações, elas ainda podem ser acessadas através do Internet Archive. Em um comunicado enviado ao Kotaku, a Trap Plan afirmou que todas as suas ações no Reddit foram tomadas por conta própria, sem o conhecimento da My Games, o estúdio responsável pelo título. Eles se referiram à promoção de War Robots: Frontiers como um “estudo de caso” feito sem a autorização da desenvolvedora.
Com isso, o impacto na reputação do jogo é inegável. Agora, qualquer comentário positivo sobre War Robots pode gerar desconfiança, levantando a pergunta: será que é uma opinião verdadeira ou apenas parte de uma estratégia de marketing?

