Red Dead Redemption 2: mudanças no personagem Arthur Morgan

Dan Houser, um dos nomes mais conhecidos da Rockstar Games, revelou algumas curiosidades sobre a criação de Red Dead Redemption 2, um dos jogos mais celebrados de todos os tempos. Durante uma conversa no podcast de Lex Fridman, ele contou que o desenvolvimento do jogo foi bem agitado, com atrasos e mudanças significativas no roteiro. Uma dessas mudanças foi a transformação do protagonista, Arthur Morgan, que inicialmente tinha um perfil bem mais sombrio.

Na versão original do roteiro, Arthur era apresentado como um homem frio e implacável. A introdução do jogo mostrava um evento trágico e impactante: a morte de seu bebê. Essa reviravolta inicialmente faria com que ele reagisse de forma amarga e indiferente, até mesmo em relação à sua parceira, que estava grávida. Houser comentou que, embora essa abordagem trouxesse um peso dramático intenso, tornaria Arthur difícil de ser amado pelos jogadores. “Arthur era, no início, muito cruel. Percebemos que estávamos indo longe demais”, disse Houser.

Após muitas discussões internamente, a equipe decidiu reformular completamente a introdução e a essência emocional de Arthur. Eles o transformaram em um personagem marcado por suas dores, mas que ainda preservava um lado humano. O resultado foi um anti-herói que pode cometer atos terríveis, mas que também é capaz de mostrar empatia e buscar redenção.

Essa mudança na construção do personagem foi fundamental para o sucesso do jogo. Os jogadores se conectaram de maneira profunda com a trajetória de Arthur, e a atuação de Roger Clark deu vida a um dos protagonistas mais complexos da Rockstar. Desde que foi lançado, em 2018 para PS4 e Xbox One e em 2019 para PC, Red Dead Redemption 2 já vendeu mais de 79 milhões de cópias, consolidando-se como um verdadeiro fenômeno no mundo dos videogames. É impressionante como decisões criativas podem impactar tanto a recepção de uma obra, não é mesmo?