A Microsoft trouxe novidades que vão facilitar a vida de quem desenvolve jogos e também dos gamers. Uma das principais inovações é a nova API GameInput, que une todos os tipos de controle, como teclado, mouse e controle do Xbox, em uma única interface. Essa mudança promete melhorar a experiência dos jogadores, especialmente aqueles que usam diferentes dispositivos, já que agora a integração entre teclado e controle é a mesma em consoles e no Windows.
Outra novidade bem legal é o PlayFab Game Saves, que funciona como uma extensão do salvamento em nuvem do Xbox, agora incluindo também jogos no Steam. Títulos como Baldur’s Gate 3 e Cyberpunk 2077 já estão utilizando esse recurso, permitindo que você salve seu progresso em várias plataformas, como PC e consoles. Com essa ferramenta nova, a Microsoft quer ajudar os desenvolvedores a gerenciarem o salvamento de arquivos de forma mais tranquila, cuidando da sincronização e até dos conflitos que podem surgir. E, claro, isso tudo funciona até offline, o que é uma mão na roda para quem não tem sempre uma conexão estável.
E falando em facilitar a vida dos desenvolvedores, tem também o Xbox Game Package Manager. Esse aplicativo foi criado para descomplicar o envio de jogos para o ecossistema Xbox. Ele permite que os desenvolvedores empacotem seus jogos em formatos específicos, como XVC e MSIXVC, diretamente do navegador, o que agiliza bastante o processo. Antes, era um verdadeiro quebra-cabeça, com várias ferramentas e equipes envolvidas para validar as versões de um mesmo jogo. Agora, tudo isso ficou mais fácil e rápido, reduzindo chances de erros.
Além do mais, o gerenciador ainda atualiza automaticamente as regras, garantindo que os desenvolvedores sempre estejam usando as informações mais recentes. Isso deve acelerar o processo de certificação e as correções de falhas, uma boa notícia para quem já ficou esperando uma atualização de Xbox que demorou mais do que o esperado.
Na última versão do GDK, os desenvolvedores também podem agora declarar atributos para diferentes arquiteturas de sistema, como ARM64 e x64, em uma única compilação. Isso significa que os jogos poderão rodar de forma nativa em dispositivos Arm, um passo importante para trazer mais títulos para essa tecnologia.
Por fim, a Microsoft liberou a API do Xbox para que os desenvolvedores possam integrar recursos de autenticação e funções sociais em seus jogos, mesmo em outras plataformas, como o Steam. Isso vai permitir partidas entre diferentes dispositivos, como PCs e consoles, ampliando ainda mais as possibilidades de jogar com amigos, não importa onde eles estejam.
Essas novidades mostram que a Microsoft está empenhada em criar um ecossistema mais coeso e acessível para desenvolvedores e jogadores, tornando tudo mais integrado e prazeroso.

