Xbox destaca quatro atualizações importantes em novo kit de desenvolvimento

A nova atualização do Xbox trouxe algumas novidades que podem interessar bastante, especialmente para os desenvolvedores. Uma das principais mudanças é a introdução do GameInput, que promete facilitar a inclusão de diferentes esquemas de controle em um mesmo jogo. O legal é que, segundo a documentação, é possível adicionar suporte para novos dispositivos de entrada sem precisar fazer grandes alterações no código. Isso pode ser um grande avanço, principalmente para quem gosta de jogar com mouse e teclado no console.

Além do GameInput, temos duas outras atualizações que, embora sejam mais técnicas, valem a pena ser mencionadas. O Xbox Game Package Manager agora oferece uma maneira unificada de empacotar e fazer upload de aplicativos a partir de uma única interface de desktop. Com isso, é possível criar pacotes XVC ou MSIXVC a partir de arquivos soltos, fazer o upload utilizando autenticação via navegador e gerenciar fluxos de trabalho de forma mais simples e acessível.

Outra novidade é o PlayFab Unified SDK, que agora vem integrado ao GDK como um pacote modular. Essa mudança substitui vários SDKs por APIs consistentes, com atualização automática de tokens e uma abordagem moderna para gerenciamento de threads. Isso significa que os desenvolvedores podem integrar apenas o que realmente precisam, reduzindo a complexidade e os riscos durante a certificação dos jogos.

Embora essas atualizações não façam uma diferença direta para o jogador comum, é sempre bom saber que os desenvolvedores estão recebendo novas ferramentas que podem melhorar a experiência de jogo no futuro.

E, por falar em atualizações, a Microsoft e o Xbox anunciaram a atualização de outubro de 2025 na semana passada, trazendo algumas informações sobre o que está acontecendo atualmente. Embora as mudanças tenham sido mais sutis, é sempre interessante ficar por dentro das novidades que estão surgindo.