A série de jogos The Witcher, que começou em 2007 pela CD Projekt RED, se tornou um verdadeiro fenômeno mundial. Curiosamente, a popularidade dos jogos superou a dos livros que os inspiraram, ajudando a obra do autor polonês Andrzej Sapkowski a ganhar espaço em diversos países. Apesar dessa conexão, Sapkowski esclarece que não tem um envolvimento muito próximo com o estúdio, especialmente quando se trata de decisões criativas.
Recentemente, durante a divulgação do livro Encruzilhada dos Corvos, que você encontra aqui no Brasil pela Editora Martins Fontes, o autor comentou que raramente é consultado pela equipe da CD Projekt RED. Ele ainda revelou que, até o momento, não contribuiu para o desenvolvimento do quarto jogo da série. Mesmo assim, Sapkowski mantém um relacionamento cordial com os desenvolvedores. “Os contratos entre eu e o pessoal dos games estão excelentes agora. Vamos torcer para que continuem assim”, disse em entrevista ao Games Radar+.
Vale lembrar que a relação entre o autor e a CD Projekt RED nem sempre foi tão tranquila. No passado, Sapkowski chegou a processar o estúdio. Ele não acreditava que os jogos fariam tanto sucesso e, por isso, vendeu os direitos de adaptação por um preço bem baixo. Com o sucesso inesperado da série, ele renegociou um novo acordo sobre royalties em 2019.
A distância entre o autor e os jogos pode ser entendida pela trajetória que os títulos tomaram. Todos os jogos se passam depois dos eventos dos livros e podem ser vistos como “continuações não canônicas” das obras de Sapkowski. O quarto capítulo, por exemplo, promete explorar novas ideias que o autor considera fora do que ele escreveu, como a divisão dos bruxos em diferentes escolas. Essa ideia surgiu, segundo ele, de um erro de revisão que não tinha grande importância na época.
Por outro lado, a CD Projekt RED declarou que pretende incorporar alguns elementos de Encruzilhada dos Corvos em seu novo projeto. Esse livro traz uma versão mais jovem de Geralt, mostrando como suas primeiras missões como bruxo moldaram o personagem que todos conhecemos. É uma ótima oportunidade para os fãs se aprofundarem ainda mais no universo de The Witcher.

