Cancelamento de MMO de Halo garantiu bônus a executivo, diz ex-designer

Em 2008, um dos projetos mais ambiciosos no universo de Halo foi interrompido, mas não por questões criativas ou técnicas. Sandy Peterson, um veterano da indústria de jogos e ex-membro da Ensemble Studios, revelou que o MMO de Halo, carinhosamente chamado de Titan, foi cancelado devido a uma decisão administrativa de alto nível na Microsoft. Essa escolha foi feita para garantir o bônus de um executivo, e não por problemas de desenvolvimento.

A Ensemble Studios, responsável por clássicos como Age of Empires e Halo Wars, estava em pleno vapor quando decidiu criar um MMO que se passaria milhares de anos antes dos eventos que conhecemos na franquia Halo. Peterson compartilhou que o jogo exploraria a ascensão e a queda dos Forerunners, uma civilização antiga que criou os famosos anéis Halo. Ele estava encarregado de criar o universo do jogo, incluindo histórias sobre planetas e espécies alienígenas.

O conceito era bastante interessante: os jogadores poderiam escolher entre várias raças, como os Forerunners e os Covenant, e ter suas próprias experiências em mundos nativos, com missões complexas e sistemas de progressão típicos dos RPGs ocidentais. A Microsoft acreditava que Titan poderia gerar mais de US$ 1 bilhão, fazendo dele uma das maiores apostas da divisão Xbox na época.

Mas, infelizmente, tudo isso foi interrompido por questões internas. Segundo Peterson, Don Mattrick, que era o chefe da divisão Xbox, decidiu cancelar o projeto porque seu bônus pessoal dependia dos lucros da empresa em um intervalo de três anos. Como a equipe estimava que levaria 3,5 anos para finalizar Titan, a decisão de demitir toda a equipe da Ensemble permitiu que ele não precisasse arcar com os custos de um estúdio tão caro.

Esse cancelamento não apenas sepultou o Titan, mas também levou ao fechamento da Ensemble Studios, um dos pilares do mercado de games da Microsoft desde os anos 90. Outros ex-desenvolvedores, como Dusty Monk, também compartilharam que o projeto foi considerado “grande demais e caro demais” para a época, levando a Microsoft a focar em jogos mais casuais e com menos risco financeiro.

Embora Titan nunca tenha sido lançado, algumas ideias e aprendizados técnicos do projeto foram reaproveitados em Halo Wars, que chegou ao mercado em 2009. Essa história nos lembra de como decisões corporativas podem impactar visões criativas promissoras. Para Peterson, que trabalhou em grandes títulos como Doom e Quake, é uma pena que um jogo tão rico em narrativa nunca tenha visto a luz do dia. Mais de quinze anos depois, o cancelamento de Titan ainda é lembrado como um dos maiores “e se” da história de Halo, um projeto que poderia ter mudado o rumo da franquia e solidificado a Ensemble Studios como um dos grandes nomes da era Xbox.