Criadoras de Matrix desejavam game da série por Hideo Kojima

Créditos: Divulgação/Kojima Productions/Warner Bros.

A série Matrix é um marco do cinema, mas quando se trata de jogos, as adaptações não deixaram tanta saudade. O que muitos talvez não saibam é que a história poderia ter sido bem diferente. Em 2000, Hideo Kojima, o criador da famosa série Metal Gear, teve a chance de fazer um jogo baseado em Matrix.

Em uma conversa descontraída, Christopher Bergstresser, que foi vice-presidente de licenciamento da Konami Digital Entertainment, revelou que as irmãs Wachowski, criadoras da trilogia, se encontraram com Kojima. Elas estavam super empolgadas e até trouxeram um artista conceitual para apresentar suas ideias. Bergstresser contou que elas disseram a Kojima: “Queremos que você faça o game de Matrix. Você consegue fazer isso?”

Infelizmente, a resposta não foi positiva. O produtor Kazumi Kitaue, que estava na reunião, decidiu que não era o momento certo para esse projeto. Afinal, a Konami estava focada em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, que na época estava em desenvolvimento e se tornaria um dos maiores sucessos do PlayStation 2.

Enquanto isso, Matrix estreou no mundo dos jogos em 2003, mas com um título que deixou a desejar. Desenvolvido pela Shiny Entertainment e publicado pela Infogrames, o jogo tentava conectar o primeiro filme às sequências. O problema é que muitos dos elementos de Matrix Reloaded só faziam sentido se o jogador tinha completado o jogo, que era repleto de bugs e não obteve críticas positivas.

Kojima, por sua vez, continuou sua trajetória na Konami até 2015, quando decidiu seguir um caminho independente, em meio a um desentendimento com a empresa. Ele queria mais liberdade para explorar novos projetos além de Metal Gear, mas nem sempre teve essa oportunidade.

Por tudo isso, fica a dúvida: como teria sido um jogo de Matrix nas mãos de Kojima? Com certeza teríamos algo bem diferente do que conhecemos hoje.