Um novo relatório trouxe informações quentes sobre o próximo console do Xbox, que está sendo muito comentado nos últimos meses. Segundo o que foi divulgado por uma fonte confiável, a Microsoft está preparando um aparelho que promete trazer uma interface familiar, similar à que já conhecemos nos consoles atuais. E tem mais: a integração com o Windows vai ser um grande destaque, permitindo a instalação de lojas de aplicativos de terceiros e outros programas.
Se você preferir, não precisará sair da “experiência tradicional do console”. É possível manter a interface clássica, mesmo que para acessar as lojas de terceiros você tenha que dar uma rápida olhadinha no Windows. Essa solução já é vista no console portátil do Xbox em parceria com a Asus, que tem uma versão adaptada do Windows, mas que abre diretamente na interface do console.
Uma das novidades mais empolgantes é que, além de jogos do Xbox, você poderá rodar títulos do PlayStation que estão disponíveis para PC. Isso inclui jogos populares como League of Legends e World of Warcraft, que são perfeitos para quem curte teclados e mouses. E quanto à retrocompatibilidade? Não se preocupe, ela vai continuar firme e forte, permitindo que você jogue seus títulos do Xbox Series X|S e Xbox One sem problemas. Jogos do Xbox 360 e Xbox original também estarão disponíveis, mas isso depende da compatibilidade.
O relatório também menciona que o novo console terá recursos de inteligência artificial para melhorar a qualidade das imagens e aumentar a taxa de quadros. Isso deve funcionar de forma semelhante ao que já vemos no FPS Boost, que é aplicado em alguns jogos selecionados do Xbox One. Funcionalidades como o Smart Delivery e o Xbox Play Anywhere vão continuar sendo importantes nessa nova geração, garantindo que você tenha uma experiência fluida e integrada.
Outra informação interessante é que o Xbox planeja não cobrar pelos jogos online, como acontecia no PlayStation 3. Essa decisão visa evitar que os jogadores sejam obrigados a usar lojas de terceiros que não exigem uma assinatura para acessar títulos multiplayer. Além disso, o PC Game Pass pode passar por uma mudança de nome, uma vez que o novo console do Xbox terá características bem próximas de um PC.
E tem mais! O Xbox também está de olho em retomar o desenvolvimento de um console portátil 100% próprio, algo que parecia ter sido deixado de lado.
Agora, sobre o preço e o lançamento, o relatório aponta que as parcerias com a AMD e fornecedores de silício ajudarão a tornar o próximo Xbox mais acessível do que um PC com especificações semelhantes. Porém, é esperado que ele custe mais que o PlayStation 6. Mas a diferença de preço pode ser compensada com lojas de terceiros que oferecem jogos mais baratos. A previsão é que o novo dispositivo chegue às lojas em 2027, ao contrário de rumores que falavam em 2026.
Ah, e não podemos esquecer que Sarah Bond, a presidente do Xbox, já mencionou que o próximo console será uma experiência premium e de alta qualidade. Se você está animado, aproveite para dar uma olhada na nossa Lojinha Virtual, cheia de dicas para deixar seu espaço gamer do jeito que você sempre quis!

