O uso de inteligência artificial (IA) no universo dos jogos está crescendo e isso também vale para os estúdios do Xbox. Recentemente, Phil Spencer, o chefe da divisão, deu uma entrevista onde falou sobre como a IA é utilizada nos jogos. Ele deixou claro que a adoção desse recurso depende das desenvolvedoras, o que significa que ninguém está sendo pressionado a usá-la. Embora a IA possa reduzir bastante os custos de desenvolvimento, muitos fãs têm criticado essa prática.
Spencer destacou que, no Xbox, a IA está sendo mais aplicada em áreas operacionais, como suporte e moderação de conteúdo, do que em processos criativos. Ele comentou: “Quando se trata do lado criativo, deixo isso nas mãos das equipes. As desenvolvedoras costumam usar ferramentas que facilitam o trabalho, e impor uma ferramenta específica de cima para baixo não é a melhor abordagem.”
Ele acredita que é essencial dar liberdade às equipes para que explorem novas possibilidades. É mais produtivo oferecer as ferramentas e permitir que elas sejam incorporadas de forma natural ao trabalho, em vez de forçar seu uso.
Outro ponto interessante que Spencer levantou foi sobre a liberdade criativa dos estúdios do Xbox. Ele garantiu que não há interferências, embora reconheça que isso nem sempre funcione perfeitamente. “Acho que é um ato de coragem para qualquer equipe, seja fazendo um filme ou um jogo, colocar seu trabalho na internet para ser avaliado e comentado. Às vezes, me pergunto por que alguém faria isso, pois a internet nem sempre é um lugar gentil para discussões sobre criações. No entanto, é fundamental apoiar e proteger as equipes que querem se arriscar, mesmo que nem sempre tenhamos sucesso. Essa é a essência de qualquer indústria criativa.”
E por falar em criatividade, não deixe de conferir a nossa Lojinha Virtual, cheia de dicas de produtos que vão deixar seu espaço gamer ainda mais especial.

