Análise: Sea of Stars: Throes of the Watchmaker expande o RPG

Com temática circense, a expansão gratuita traz um novo desafio para Valere e Zale. Sea of Stars: Throes of the Watchmaker é um DLC que expande a narrativa do RPG da Sabotage Studio. Nessa campanha adicional, viajamos para um mundo repleto de perigos que testarão a determinação dos nossos heróis.

Sea
Imagem do DLC mostrando seu visual encantador.

Buscando Ajuda

Tudo começa quando nossos personagens recebem uma carta da tripulação do Vespertine. Uma certa situação está preocupando Keenathan após o contato com os gigantes celestiais e, para resolver o problema, a equipe decide ir atrás da Relojoeira.

Na conversa com a personagem, o grupo descobre que ela precisa de ajuda para resolver uma pendência do passado que ainda a atormenta. Para solucionar esse problema, partimos então para uma jornada pelo mundo de Horloge, uma das criações da Relojoeira.

Cena
Valere e Zale explorando o novo mundo.

Uma Jornada Performática

Dentro dessa região, Valere e Zale logo se veem diante de condições bem diferentes do mundo externo. Sob o domínio da Marionetista, Horloge é como um grande circo, fazendo com que os golpes usuais deles não tenham o mesmo impacto.

Diante dessa situação, os dois acabam tendo que mudar seu estilo de combate para se adequar ao contexto performático. Valere passa a ser uma acrobata, e Zale, um malabarista. Eles também contam com a ajuda do Artífice em combate, que se torna um apoio essencial nessa nova dinâmica.

Cenário
Horloge apresenta novas mecânicas de combate.

Uma Jornada Separada

Em termos gerais de gameplay, a equipe recomeça do zero e precisa reconquistar sua força. Conforme o trio luta junto, irá adquirir experiência e aumentar o renome de sua trupe, o que melhora todos os seus atributos e libera novas habilidades.

Os equipamentos, afinidades elementais e até mesmo os itens consumíveis que podemos cozinhar são específicos da expansão. Além da temática circense, essa escolha ajuda no balanceamento da dificuldade, visto que o avanço na história principal não interfere na força deles no mundo de Horloge e vice-versa.

Retendo o Charme da Base

Simplificando bastante, dá para dizer que Throes of the Watchmaker mantém as vantagens e desvantagens do jogo base, embora seja uma jornada majoritariamente separada. Visualmente, o novo mundo é muito bonito, combinando elementos circenses com um toque sombrio de escuridão, refletindo-se também na trilha sonora.

A experiência geral é ágil e dinâmica, com os ambientes apresentando vários puzzles de dificuldade variável para resolver. Um dos pontos mais interessantes é o uso de um drone que coleta partes dos mapas (como pontes ou escadas) e permite que o jogador coloque em outro lugar.

Puzzle
Os puzzles são um destaque da nova expansão.

Desafios e Combate

Mesmo com a mudança de como os personagens se comportam em batalha, o combate continua similar. Durante os turnos, podemos selecionar a ordem em que os aliados atacam, o que requer uma estratégia cuidadosa sobre os alvos do ataque.

Um dos chefes, o Rei Narcis, apresenta um desafio particularmente interessante. A luta contra ele envolve uma mecânica que altera a posição de holofotes, exigindo atenção constante do jogador.

Considerações Finais

Sea of Stars: Throes of the Watchmaker é uma expansão sólida que traz uma jornada cheia de novidades e permite dar mais nuance à caracterização dos protagonistas. A experiência mantém o charme do jogo base e é altamente recomendada para quem deseja explorar mais desse universo.

Prós

  • A nova campanha é rebalanceada para enfrentar os desafios de forma fresca;
  • Os alteregos dos protagonistas adicionam profundidade à narrativa;
  • Temática circense bem explorada em novos elementos;
  • O charme do jogo base permanece intacto.

Contras

  • O timing dos comandos em tempo real pode ser confuso.

Nota: 9.0 – Versão utilizada para análise: PC