Matt Booty sugere que encerramento da Tango Gameworks está ligado à despedida de Shinji Mikami

Imagem: Tango Gameworks

Recentemente, a comunidade gamer foi surpreendida com o anúncio do fechamento da Tango Gameworks, estúdio responsável por títulos aclamados como Hi-Fi Rush. Em uma entrevista ao podcast Strictly Business da Variety, Matt Booty, presidente da divisão de Conteúdo e Estúdios de Jogos do Xbox, sugeriu que a saída de Shinji Mikami, fundador do estúdio, foi um fator determinante para essa decisão.

A Saída de Shinji Mikami da Tango Gameworks

Shinji Mikami, renomado criador de jogos e uma figura central na Tango Gameworks, anunciou sua saída do estúdio, o que deixou muitos fãs perplexos. Mikami é conhecido por seu trabalho em franquias icônicas como Resident Evil e The Evil Within. Sua partida, combinada com o sucesso de Hi-Fi Rush, levantou questionamentos sobre o futuro do estúdio.

Declarações de Matt Booty

Durante a entrevista, Matt Booty evitou entrar em detalhes específicos sobre os motivos do fechamento do estúdio, mas destacou a importância de considerar o histórico e a liderança criativa ao tomar decisões estratégicas. “Não vou entrar em detalhes sobre o que levou a essa decisão, principalmente por respeito às pessoas que estão lá e trabalharam para fazer de Hi-Fi Rush um ótimo título que fez muito bem para nós”, disse Booty.

Fatores Considerados

Booty explicou que a Microsoft avalia uma série de fatores antes de decidir pelo encerramento de um estúdio. Isso inclui a liderança atual, a equipe criativa e se esses elementos ainda estão alinhados com os objetivos da empresa. Ele mencionou exemplos de outros estúdios que passaram por mudanças similares, como a Toys for Bob, que se tornou independente, e a Twisted Pixel, que foi adquirida e depois seguiu um caminho diferente.

Possibilidades de Negócio

A Microsoft, segundo Booty, explora todas as opções de negócios possíveis antes de fechar um estúdio. “Queríamos prepará-la para o sucesso”, disse Booty, referindo-se às estratégias de avaliar e, se necessário, reorganizar os estúdios para melhor desempenho. Essas avaliações incluem considerações sobre manter o estúdio aberto, vendê-lo ou integrá-lo de forma diferente à estrutura existente.

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O encerramento da Tango Gameworks, ligado à saída de Shinji Mikami, marca o fim de uma era para o estúdio, mas também reflete a complexidade das decisões estratégicas dentro da indústria de jogos. A Microsoft continua a buscar maneiras de alinhar suas operações com seus objetivos de longo prazo, enquanto tenta preservar o legado e o talento dos desenvolvedores que contribuíram para o sucesso de jogos memoráveis.