9 Games da Microsoft que já estão no PlayStation

Imagem: Bethesda

Estamos em um momento em que todos estão curiosos pra saber qual será o futuro da Microsoft. Afinal, seus títulos deixarão de ser exclusivos? Seria esse o fim do Xbox como um console? Estamos diante de uma “Nova Sega”? Enfim, enquanto essas respostas não são respondidas, decidimos dar uma conferida e olhar jogos que pertencem à Microsoft e já são multiplataforma.

O motivo de esses títulos serem multiplataforma não é necessariamente porque a Microsoft quer abandonar os consoles. Existem motivos diversos, mas principalmente envolve o fato de que as franquias (ou melhor, as desenvolvedoras que criaram essas franquias) foram compradas pela dona do Xbox após o seu lançamento ou no meio do processo de seu desenvolvimento. Portanto, acordos de disponibilidade em outras plataformas tiveram de ser mantidos por conta de contrato. Vamos conferir a seguir quais são esses jogos.

Deathloop

Desenvolvido pela Arkane Studios, Deathloop transporta os jogadores para a misteriosa ilha de Blackreef, onde dois assassinos rivais estão presos em um ciclo temporal infinito. O jogo combina habilidades sobrenaturais, estratégia e tiroteios frenéticos, desafiando os jogadores a encontrar uma maneira de quebrar o ciclo, eliminando alvos chave dentro de um único loop. Com seu visual estilizado e narrativa intrigante, Deathloop oferece uma experiência de jogo imersiva e repleta de reviravoltas.

Quando a Microsoft comprou a Bethesda, um acordo já tinha sido fechado com a Sony pra tornar Deathloop um exclusivo temporário de PS5 em seu lançamento. Sendo assim, mesmo passando a pertencer à família Xbox, Deathloop foi lançado pro PS5 e PC, saindo pro Xbox Series apenas um ano depois.

Ghostwire: Tokyo

Ghostwire: Tokyo, da Tango Gameworks, é uma aventura de ação e suspense ambientada em uma versão assombrada de Tóquio, onde 99% da população desapareceu misteriosamente. Armados com habilidades espirituais poderosas, os jogadores enfrentam entidades sobrenaturais e desvendam o mistério por trás do desaparecimento em massa. Com uma atmosfera envolvente e visuais deslumbrantes, o jogo oferece uma jornada única pelo folclore e mitologia japonesa, reimaginados em um cenário urbano moderno.

Da mesma forma que o Deathloop, Ghostwire: Tokyo foi feito pra ser um exclusivo temporário de PS5 em seu lançamento, graças a um acordo entre a Bethesda e a Sony. A Microsoft respeitou esse acordo mesmo depois da compra, e lançou o jogo pro Xbox Series apenas 1 ano depois de seu lançamento.

Minecraft

Minecraft, o fenômeno global da Mojang Studios, é um jogo de sobrevivência e criatividade que oferece um mundo aberto para exploração, construção e aventura. Com seu icônico estilo de blocos, os jogadores podem criar praticamente tudo o que conseguirem imaginar, desde simples casas até complexas máquinas e cidades inteiras. Minecraft é tanto uma ferramenta de expressão criativa quanto um espaço para aventuras épicas, com modos de jogo que atendem a uma ampla gama de estilos e preferências.

Quando a Microsoft comprou a Mojang, Minecraft já tinha saído pra diversas plataformas, inclusive algumas não convencionais AppleTV e Rapsberry Pi. E a Microsoft fez questão de manter assim, já que um dos maiores atrativos de Minecraft era, justamente, o fácil acesso que todos têm pra jogá-lo.

Minecraft Dungeons

Minecraft Dungeons é uma abordagem arrojada e divertida do estilo clássico de dungeon crawler, ambientada no universo de Minecraft. Desenvolvido pela Mojang Studios em colaboração com a Double Eleven, este jogo de ação e aventura leva os jogadores através de masmorras cheias de monstros, armadilhas e tesouros, sozinhos ou em equipe. Com uma ênfase em combate, exploração e coleta de loot, Minecraft Dungeons oferece uma experiência repleta de ação, mantendo o charme visual e a simplicidade que tornaram Minecraft um fenômeno global.

Seguindo a lógica do Minecraft original, Minecraft Dungeons foi lançado pra todas as plataformas atuais para ser facilmente acessado pra todos os fãs da franquia. O mesmo vale para o título a seguir.

Minecraft Legends

Minecraft Legends expande o universo de Minecraft em uma nova direção, combinando elementos de estratégia em tempo real com a jogabilidade característica da franquia. Neste título, os jogadores são chamados a unir e liderar os habitantes do mundo de Minecraft contra uma invasão de piglins corruptos. Com um foco em construção, estratégia e combate, Minecraft Legends promete uma campanha envolvente e uma experiência multiplayer cativante, onde planejamento e cooperação são chaves para a vitória.

The Outer Worlds

Desenvolvido pela Obsidian Entertainment, The Outer Worlds é um RPG de ação que leva os jogadores a uma aventura espacial em um futuro distópico onde megacorporações dominam a galáxia. Com um enredo rico em escolhas e consequências, o jogo se destaca por sua narrativa profunda, humor ácido e liberdade de exploração. Os jogadores podem criar seus próprios personagens, explorar planetas alienígenas, interagir com uma variedade de NPCs e influenciar o destino da colônia Halcyon. The Outer Worlds oferece uma experiência imersiva, com múltiplos finais baseados nas decisões tomadas ao longo do jogo.

The Outer Worlds já estava em desenvolvimento quando a Obsidian foi comprada pela Microsoft. Logo, eles respeitaram o lançamento multiplataforma que já tinha sido acordado e anunciado. Sendo assim, além do Xbox One, em seu lançamento The Outer Worlds também saiu para PS4 e PC, saindo posteriormente para o Nintendo Switch. Ele mantiveram o jogo como multiplataforma mesmo após a compra, lançando ele também para o PS5, além do Xbox Series.

Wasteland 3

Wasteland 3 é um RPG tático ambientado em um mundo pós-apocalíptico congelado, onde os jogadores assumem o comando de um esquadrão de Rangers com a missão de reconstruir a sociedade. Desenvolvido pela inXile Entertainment, o jogo é reconhecido por sua história rica, decisões morais complexas e combate estratégico por turnos. Através de suas escolhas, os jogadores não apenas moldam o destino de sua equipe, mas também o futuro das comunidades que encontram. Wasteland 3 é uma jornada desafiadora que questiona o preço da liderança e o peso das decisões em tempos de crise.

Wasteland 3 foi lançado pro PS4, Xbox One e PC. Novamente, como em jogos já citados, isso aconteceu porque o jogo já estava em desenvolvimento quando a inXile Entertainment foi comprada pela Microsoft, e acordos tiveram que ser respeitados.

We Happy Few

We Happy Few, desenvolvido pela Compulsion Games, é um jogo de ação e aventura que se passa em uma versão alternativa da Inglaterra dos anos 60, em uma cidade chamada Wellington Wells. Os cidadãos, obcecados pela felicidade, consomem uma droga chamada Joy para esquecer um passado traumático. O jogador assume o papel de personagens que recusam a droga, enfrentando a realidade distorcida enquanto tentam escapar da cidade. Com uma estética única e uma crítica social aguda, We Happy Few oferece uma exploração profunda sobre memória, conformidade e a busca pela verdade em uma sociedade controlada.

Assim como outros jogos, We Happy Few já tinha sido acordado pra sair em várias plataformas quando a Compulsion Games foi comprada. Logo, eles mantiveram assim em seu lançamento.

Leia mais:

Call of Duty: Modern Warfare 3

Call of Duty: Modern Warfare 3 desenvolvido pela Infinity Ward e Sledgehammer Games, é um marco na série de shooters em primeira pessoa, levando os jogadores ao coração de conflitos globais em uma narrativa cinematográfica. Com campanhas emocionantes, o jogo apresenta operações especiais e batalhas multiplayer que se desdobram em diversos locais ao redor do mundo, desde as ruas de Nova York até a vastidão da Rússia. Modern Warfare 3 é aclamado por sua jogabilidade intensa, imersão narrativa e ação que mantém os jogadores na ponta da cadeira do início ao fim.

Como todos já sabem, ao contrário das aquisições anteriores, a compra da Activision Blizzard não foi tranquila. Acusações de monopólio e julgamentos foram feitos. E Call of Duty foi protagonista de várias pautas dos opositores à compra pela Microsoft. No final, como forma de garantir a compra, a Microsoft foi obrigada e fechar um compromisso de que todos os jogos da saga Call of Duty deverão ser lançados como multiplataforma, mais especificamente lançados também para as plataformas PlayStation, além de Xbox e PC.

E assim está sendo feito. Mesmo se todos esses rumores do Xbox ser totalmente multiplataforma não se tornem verdade, Call of Duty continuará multiplataforma, pelo menos pelos próximos anos.