Fala sério, Xbox? Microsoft NEGOU GTA 3 como exclusivo em 2001

Imagem: Recanto do Dragão

Em 2001, a Microsoft teve a oportunidade de garantir Grand Theft Auto 3 (GTA 3) como um título exclusivo para o Xbox original, mas optou por não apoiar a Rockstar Games.

Kevin Bachus, que gerenciava as relações do Xbox com estúdios third-party, revelou no documentário de 20 anos do Xbox que a Rockstar propôs a conversão da série GTA de 2D para 3D, mas a Microsoft considerou a ideia arriscada e não acreditou no potencial do projeto.

Microsoft negou GTA 3 como exclusivo em 2001. Foto: Epic Games

Como resultado, GTA 3 foi lançado exclusivamente para o PlayStation 2 em outubro de 2001 e se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 14,5 milhões de unidades.

Principais Pontos da decisão da Microsoft

Decisão da Microsoft

  • Desconfiança Inicial: A Microsoft não estava convencida do sucesso da conversão de GTA de 2D para 3D e considerou a Rockstar um estúdio pequeno na época.
  • Conselho de Kevin Bachus: Apesar de Bachus apoiar o projeto, os executivos do Xbox não foram convencidos pela ideia.

Consequências

  • Lançamento no PS2: GTA 3 foi lançado em outubro de 2001 para o PlayStation 2, tornando-se um sucesso imediato.
  • Impacto nas Vendas: GTA 3 vendeu mais de 14,5 milhões de unidades e só não foi o título mais vendido de 2002 devido ao lançamento de sua sequência, Vice City.
  • Impacto no Xbox: A decisão da Microsoft de não apoiar GTA 3 como um exclusivo pode ter influenciado o sucesso inicial do Xbox no mercado de consoles.

Leia mais:

Esta história destaca um momento crucial na história dos videogames, onde uma única decisão poderia ter mudado significativamente o cenário competitivo entre Xbox e PlayStation.